VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

MOVIMENTOS E ANATOMIA

======================================================

DEDOS

polegar - primeiro dedo
indicador - 2º dedo
médio – 3º dedo
anular – 4º dedo
mínimo – 5º dedo

SÃO FORMADOS POR FALANGES

- FALANGE PRÓXIMA

- FALANGE MÉDIA

- FALANGE DISTAL

O PRIMEIRO DEDO SÓ POSSUI AS FALANGES:

- PRÓXIMA E

- DISTAL


MOVIMENTOS:

- PINÇA
Quando o primeiro e o segundo dedo tocam-se, nas pontas.

- OPOSIÇÃO
Quando o primeiro dedo toca a ponta de qualquer dos outros dedos, que não o segundo.

MOVIMENTOS FINOS:
São o que chamamos os movimentos que dependem do primeiro dedo (polegar).

======================================================

MÃO

MÃO FECHADA: FLEXÃO DOS DEDOS

MÃO ABERTA, DEDOS ESTENDIDOS: EXTENSÃO

OS MÚSCULOS QUE ESTÃO NA PARTE ANTERIOR DA MÃO CHAMAM-SE FLEXORES.

OS MÚSCULOS QUE ESTÃO NA PARTE DA FRENTE DA MÃO CHAMAM-SE EXTENSORES.

PRONAÇÃO: ATO DE GIRAR A PALMA DA MÃO PARA BAIXO (A PALMA DA MÃO FICA PARA BAIXO)

SUPINAÇÃO: ATO DE GIRAR A PALMA DA MÃO PARA CIMA (A PALMA DA MÃO FICA PARA CIMA)

======================================================

PUNHO

................OOOO.O....
............←((.(../.)..))→ LATERALIDADE OU LATERALIZAÇÃO
................/.../...... (movimento para os lados)


- FLEXÃO: para baixo

- EXTENSÃO: para trás

======================================================

BRAÇO

O BRAÇO LIGA-SE COM O ANTEBRAÇO PELO COTOVELO.

MOVIMENTOS:

- FLEXÃO – DOBRAR

- EXTENSÃO – MOVIMENTO DE EXTENTER

======================================================

COTOVELO

.........................OO.................................................................
.....O...................OO................................................................
.........O...................O...............FLEXÃO....................................
.............O................O......................................................................
.................O.............O.....................................................................
.....................O..........O....................................................................
.........................O.......O..................................................................
.............................O....O..................................................................
.................................O..................................................................
...................................................................................................
...................................................................................................
.....O..............................................................................................
.........O..........................................................................................
.............O......................................................................................
.................O..................................................................................
.....................O..............................................................................
.........................O................................EXTENSÃO....................
.............................O......................................................................
.................................O..................................................................
.....................................O..............................................................
.........................................O..........................................................
.............................................O..............................................
.................................................O...................................................
.....................................................O..............................................
.........................................................O...........................................
............................................................OO.....................................
...............................................................OO..................................

======================================================

OMBRO

- PARA TRÁS – EXTENSÃO

- PARA A FRENTE – FLEXÃO

- ESTICAR PARA O LADO – ABDUÇÃO

- FECHAR O CORPO - ADUÇÃO

======================================================
.....................................oooooooo
....................................O....
..................................O......
................................O........
OO...........................O..........
OOO........................O............
OOOO.....................O..............
OOO..................O................
OO.................O..................
O................O....................
O OOOOOOO → movimento acima do ombro: TENDINITE SUPRA ESPINAL.
(guardar este movimento)


=====================================================


OSSOS DO CRÂNIO


CRÂNIO
É um conjunto ósseo encéfalo.

Das cinco funções que existem, que nos permitem o relacionamento com o meio, quatro estão aqui: visão, audição, paladar, olfato.

Quando uma criança sofre um trauma crânio-encefálico, o que pode acontecer?
Pode haver laceração, e a pessoa pode morrer.

O cérebro fica mergulhado no estão mergulhados no líquido cérebro-espinal ou LÍQUOR

Trauma na região occipital – pode ficar cego. Porque o centro da visão fica na parte inferior do cérebro.

BASE DO CRÂNIO (nuca) => OCCIPITAL

PONTA DO QUEIXO => MENTO

TOPO DA CABEÇA, NA PARTE DE TRÁS => PARIETAIS

MOLEIRA
Não é calcificada. Chamada FONTANELAS.
Pelas fontanelas dá para saber a idade da criança: se tem ou não menos de dois anos de idade.
Porque calcifica aos dois anos.
O cérebro cresce até os dois anos. Se calcificasse antes, o médico teria que abrir.


DESPROPORÃO CÉFALO-PÉLVICA
Quando a medida da cabeça da criança não passa pela abertura da mãe. É, então, preciso usar o fórceps.

EIXO DOS OMBROS
Às vezes, é um pouco grande. Como resolver? O médico quebra as clavículas, com um pequenino aperto (movimento pinça). Daí, a criança passa com facilidade.

DEMÊNCIA
Existe uma causa orgânica para a alteração da personalidade.

************************************************

O SISTEMA NERVOSO CENTRAL HUMANO
O cérebro e a medula espinhal estão protegidos por ossos da calota craniana e envolvidos por três camadas de tecido conjuntivo: as meninges. Além disto, estão mergulhados no líquido cérebro-espinal ou líquor. O líquor protege o cérebro contra injúria mecânica e é secretado pelos plexos coróides. As meninges são a dura-máter, a araquinóide e a pia-máter.
- Dura-máter: é a mais externa, mais espessa e resistente. Adere aos ossos do crânio. A dura-máter emite prolongamentos que se interpõem entre as diversas partes do encéfalo.
- Araquinóide: é delicada e transparente; entre a araquinóide e a pia-máter temos o espaço subaraquinóideo, onde circula o líquido cefalorraquidiano.
- Pia-máter: é extremamente delicada, aderindo à superfície do encéfalo e da medula, penetrando em todas as suas depressões e sulcos. Ela forma prolongamentos ricos em vasos, que são denominados de plexos coróides (secretam o líquor), que penetram nas cavidades ventriculares.
A medula espinhal é um "cilindro" que emerge da base do cérebro e se estende para baixo até os quadris. Sua função é:
1 - controlar atividades reflexas do organismo;
2 - transmitir mensagens de ida e volta para o cérebro através dos tratos nervosos ascendentes e descendentes. Numa secção transversal, a medula espinhal apresenta um canal central rodeado por uma área de substância cinzenta, parecendo uma borboleta, que consiste principalmente de corpos celulares nervosos e dendritos. Esta é rodeada por substância branca, composta principalmente por axônios mielinizados.
O cérebro possui 25 bilhões de neurônios, interconectados, o que torna muito difícil o estudo dos circuitos neurais que governam a fisiologia e o comportamento. As células nervosas requerem suprimento constante de glicose e oxigênio. O cérebro é dividido em hemisfério direito e esquerdo, os quais funcionalmente podem ser divididos em:
1 - área sensorial, que recebe sinais dos órgãos do sentido.
2 - área motora, que controla movimentos voluntários.
3 - área de associação, que liga a área sensorial e a área motora, sendo responsável pelo pensamento, aprendizado, inteligência, habilidade na linguagem, memória, julgamento e personalidade.

(fonte: biologia.ifsc.usp.br)

*********************************************

Nenhum comentário:

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO
A vida existe para ser vivida, não adiada.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

COMO NASCEU ESTE BLOG?

Cursei, de 2004 a 2008, a graduação em Direito na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC).

Registrava tudo o que os professores diziam – absolutamente tudo, incluindo piadas, indicações de livros e comentários (bons ou maus). Por essa razão, eram as anotações bastante procuradas.

Entretanto (e sempre existe um entretanto), escrevia no verso de folhas de rascunho, soltas e numeradas no canto superior direito, sem pautas, com abreviações terríveis e garranchos horrorosos que não consigo entender até hoje como pudessem ser decifradas senão por mim.

Para me organizar, digitava os apontamentos no dia seguinte, em um português sofrível –deveria inscrever sic, sic, sic, a cada meia página, porque os erros falados eram reproduzidos, quando não observados na oportunidade em que passava a limpo as matérias -, em virtude da falta de tempo, dado que cumulei o curso com o trabalho e, nos últimos anos, também estagiei.

Em julho de 2007 iniciei minhas postagens, a princípio no blog tudodireito. A transcrição de todas as matérias, postadas em um mesmo espaço, dificultava, sobremaneira, o acompanhamento das aulas.

Assim, criei, ao sabor do vento, mais e mais blogs: Anotações – Direito Administrativo, Pesquisas – Direito Administrativo; Anotações – Direito Constitucional I e II, Pesquisas – Direito Constitucional, Gramática e Questões Vernáculas e por aí vai, segundo as matérias da grade curricular (podem ser acompanhados no meu perfil completo).

Em novembro de 2007 iniciei a postagem de poemas, crônicas e artigos jurídicos noRecanto das Letras. Seguiram-se artigos jurídicos publicados noJurisway, no Jus Navigandi e mais poesias, na Sociedade dos Poetas Advogados.

Tomei gosto pela coisa e publiquei cursos e palestras a que assistia. Todos estão publicados, também, neste espaço.

Chegaram cartas (pelo correio) e postagens, em avalanche, com perguntas e agradecimentos. Meu mundo crescia, na medida em que passava a travar amizade com alunos de outras faculdades, advogados e escritores, do Brasil, da América e de além-mar.

Graças aos apontamentos, conseguia ultrapassar com facilidade, todos os anos, as médias exigidas para não me submeter aos exames finais. Não é coisa fácil, vez que a exigência para a aprovação antecipada é a média sete.

Bem, muitos daqueles que acompanharam os blogs também se salvaram dos exames e, assim como eu, passaram de primeira no temível exame da OAB, o primeiro de 2009 (mais espinhoso do que o exame atual). Tão mal-afamada prova revelou-se fácil, pois passei – assim como muitos colegas e amigos – com nota acima da necessária (além de sete, a mesma exigida pela faculdade para que nos eximíssemos dos exames finais) tanto na primeira fase como na segunda fases.

O mérito por cada vitória, por evidente, não é meu ou dos blogs: cada um é responsável por suas conquistas e a faculdade é de primeira linha, excelente. Todavia, fico feliz por ajudar e a felicidade é maior quando percebo que amigos tão caros estão presentes, são agradecidos (Lucia Helena Aparecida Rissi (minha sempre e querida amiga, a primeira da fila), João Mariano do Prado Filho e Silas Mariano dos Santos (adoráveis amigos guardados no coração), Renata Langone Marques (companheira, parceira de crônicas), Vinicius D´Agostini Y Pablos (rapaz de ouro, educado, gentil, amigo, inteligente, generoso: um cavalheiro), Sergio Tellini (presente, hábil, prático, inteligente), José Aparecido de Almeida (prezado por toda a turma, uma figura), entre tantos amigos inesquecíveis. Muitos deles contribuíram para as postagens, inclusive com narrativas para novas crônicas, publicadas no Recanto das Letras ou aqui, em“Causos”: colegas, amigos, professores, estagiando no Poupatempo, servindo no Judiciário.

Também me impulsionaram os professores, seja quando se descobriam em alguma postagem, com comentários abonadores, seja pela curiosidade de saber como suas aulas seriam traduzidas (naturalmente os comentários jocosos não estão incluídos nas anotações de sala de aula, pois foram ou descartados ou apartados para a publicação em crônicas).

O bonde anda: esta é muito velha. A fila anda cai melhor. Estudos e cursos vão passando. Ficaram lá atrás as aulas de Contabilidade, Economia e Arquitetura. Vieram, desta feita, os cursos de pós do professor Damásio e da Gama Filho, ainda mais palestras e cursos de curta duração, que ao todo somam algumas centenas, sempre atualizados, além da participação no Fórum, do Jus Navigandi.

O material é tanto e o tempo, tão pouco. Multiplico o tempo disponível para tornar possível o que seria quase impossível. Por gosto, para ajudar novos colegas, sejam estudantes de Direito, sejam advogados ou a quem mais servir.

Esteja servido, pois: comente, critique, pergunte. Será sempre bem-vindo.

Maria da Glória Perez Delgado Sanches